quinta-feira 18 de agosto
10:00 - 11:00
GT_13
- Teoría Social y Pensamiento Latinoamericano y Caribeño
#00546 |
Pandemia y transformaciones pluri civilizatorias
Martha Ruiz
1
;
Nora Garita
2
;
Beatriz Schmukler
3
;
Alberto Bialakowsky
4
;
Ana Cárdenas
5
;
Alicia Palermo
6
;
Patricia Botero-Gómez
7
1 - UDT.
2 - ALAS.
3 - UBAQ.
4 - UBA.
5 - Universidad Libre de Berlín d BerlínU.
6 - CEFIS AAS.
7 - Centro color tierra.
Descripción de la Publicación académica:
El interrogante central del libro alude al significado e importancia de la emancipación y a las posibilidades de apertura a cambios pluri- civilizatorios en el contexto actual de la pandemia. Es un libro elaborado desde una práctica de coproducción que convoca tanto a autores del grupo de trabajo CLACSO Prácticas emancipatorias y metodologías coloniales emancipatorias como a otras personas colaboradoras
13:00 - 14:00
GT_20
- Sociología de la Niñez, Juventud y Envejecimiento
#03127 |
La reiteración de las infracciones en Brasil: el caso de Minas Gerais
Roberta Fernandes Santos
1
;
lUIS FLÁVIO Sapori
1
1 - PUC Minas.
Descripción de la Publicación académica:
Este artículo es el resultado de una investigación realizada en el estado de Minas Gerais entre septiembre de 2017 y octubre de 2018, cuyos objetivos fueron diagnosticar la reiteración de infracciones en el sistema socioeducativo del estado e identificar el perfil de los reincidentes en comparación con los no infractores. repetidores Se procedió no solo a calcular la tasa de reincidencia de infracciones, sino también a analizar si ésta guarda relación con los perfiles sociodemográficos y de infracciones de quienes egresaron del sistema socioeducativo. Para ello utilizamos metodología estadística a través de modelos de regresión logística binomial. Se encontró que las variables que más impactan en la probabilidad de reincidencia de infracciones son el tipo de vínculo familiar, la trayectoria infractora temprana del adolescente, el consumo de drogas ilícitas en el período previo al cumplimiento de la medida socioeducativa. Los efectos de las variables tipo de medida socioeducativa y tiempo de cumplimiento de la medida socioeducativa también son significativos.Palabras claveReiteración de infracciones; Delincuente juvenil; factores de riesgo; sistema socioeducativo; violencia
14:00 - 15:00
GT_20
- Sociología de la Niñez, Juventud y Envejecimiento
#04732 |
Literatura nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da Covid-19
Marly Amarilha
1
;
Lorena Bischoff Trescastro
2
1 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
2 - CEP Getúlio Vargas.
Descripción de la Publicación académica:
O e-book Literatura nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da Covid-19, organizado por Marly Amarilha e Elisa Maria Dalla-Bona, reúne artigos da pesquisa realizada em rede por pesquisadores brasileiros com o objetivo de acompanhar e refletir sobre os desafios que o ensino remoto impôs ao desenvolvimento de atividades de leitura literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil. O perfil multicêntrico da pesquisa, com coordenadores em diferentes unidades da federação, permitiu a análise das diversas estratégias adotadas no país para o ensino da literatura para as crianças do 1º ao 5º ano. Para tanto, foi feita a análise documental dos materiais utilizados pelos docentes, bem como a escuta dos gestores, coordenadores e docentes para a compreensão das decisões tomadas. Desse modo, a divulgação dos resultados da pesquisa por meio do referido e-book, pela Editora da UFRN, em 2022, visa a contribuir para a reflexão sobre o ensino remoto e seus impactos na formação de leitores.
17:00 - 18:00
GT_28
- Racismo, Discriminación y Segregación Social
#01606 |
El oxímoron de las clases medias negras. Movilidad social e interseccionalidad en Colombia.
Mara Viveros Vigoya
1
;
Beatriz A Bustos Torres
2
1 - Univ. Nacional de Colombia.
2 - Univ. de Guadalajara.
Descripción de la Publicación académica:
Este libro examina la configuración de las clases medias negras desde finales de los años treinta del siglo XX, a partir de las historias de. ida de miembros de tres generaciones de familias originarias de la región del Pacífico y el Caribe, que se identifican como parte de esta clase. Esta indagación se hace desde una perspectiva interseccional, que asume que no se puede entender el funcionamiento de las relaciones de poder que dan forma a estas experiencias desde un solo marco explicativo de clase, raza o género, y que pasa hacerlo se deben considerar sus mutuas interrelaciones y afectaciones.
18:00 - 19:00
GT_28
- Racismo, Discriminación y Segregación Social
#04811 |
Os griôs aportam na escola: ler e discutir literatura infantil negra na escola
Marly Amarilha
1
;
Wagner Ramos Campos
1
1 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Descripción de la Publicación académica:
O livro apresenta pesquisa sobre o processo pedagógico de mediação de leitura de literatura infantil negra no contexto da formação do leitor e da educação das relações étnico-raciais nos anos iniciais do ensino fundamental do Brasil, em abordagem qualitativa. O estudo se justifica pelo fato de, após 19 anos de promulgação da Lei 10.639/2003, que obriga o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, pesquisas apontam para seu baixo nível de implementação. No ensino de literatura infantil, a escola corre o risco de promover o primeiro contato dos aprendizes com representações distorcidas de si e de seu legado étnico-cultural, contribuindo com a alienação que sedimenta o domínio de umas etnias sobre outras. O trabalho objetivou investigar possibilidade de trabalho com obras de literatura infantil negra para a construção afirmativa das identidades negras e o combate ao racismo nos anos iniciais do ensino fundamental. Implementou-se uma pesquisa-ação, com observação participante e intervenção pedagógica junto a uma turma do 3º ano de uma escola pública de Natal-Brasil. Incluiu uma etapa de formação junto à professora e o planejamento e a implementação de 13 sessões de leitura de 6 obras: Um safari na Tanzânia (KREBS,CAIRS,2007); O presente de Ossanha (SANTOS,VENEZA,2006); Kofi e o menino de foto (LOPES, MOREAU,2008); Bruna e a galinha d’Angola (ALMEIDA, SARAIVA,2011); As panquecas de Mama Panya (CHAMBERLIN, CAIRNS, 2005); Anansi, o velho sábio (KALEKI, GÖTTING,2007). O corpus foi composto de 17 sujeitos, com faixa etária entre 7 a 9 anos. Os dados foram coletados por meio de registro em áudio e vídeo, entrevista semiestruturada e diário de campo. Fundamentam o estudo Hall (2000;2006); Candau (2008);Vygostky ( 1999); Souza (2009); Amarilha (2012); Graves & Graves (1995);Yunes (2015); Iser (1999); Cuti (2010); Alves (2012); Freitas (2005). Os resultados das análises das sessões de leitura apontam para a diversidade de respostas dos sujeitos aos textos devido à complexidade do problema da identidade étnica, configurado em processos histórico-sociais e psicológicos que atualizam o racismo, o que representa grande desafio aos mediadores, que por sua vez, têm na literatura campo promissor para seu enfrentamento, conforme indica esta pesquisa.